top of page

Afrotons

O Projeto Afrotons: Promoção da cultura e da arte afro-brasileira na Universidade e na cidade está ligado ao Laboratório de Estudos Sobre Marcadores Sociais da Diferença (LAMAS). A proposta é fruto da parceria entre o Laboratório, coordenado pelo Professor Marcelo Natividade, e a Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Fortaleza, em torno do objetivo mais amplo da promover ações que fomentem a igualdade racial e religiosa, bem como colaborar para o enfrentamento do racismo religioso no espaço público e na Universidade, fomentando debates sobre laicidade, as políticas públicas e as desigualdades sociais que afetam a sociedade brasileira cotidianamente. A parceria iniciou-se em ações conjuntas em 2017, culminou na aprovação da extensão em 2018, tendo agora continuidade para o ano de 2019.

O projeto Afrotons incentiva e executa ações de promoção da igualdade racial e da cultura e arte afrobrasileiras, em parceria com órgãos do Estado, ONGs e os movimentos sociais, no sentido de colaborar e fomentar políticas públicas que  reduzam as desigualdades sociais e todo tipo de preconceito com a diferença. O projeto se insere em uma linha de ação e reflexão, considerando que a Universidade é um ator central na construção da igualdade, da equidade e da cidadania, especialmente, para minorias historicamente destituídas de poder e acesso a serviços e políticas públicas, como as populações negras, as LGBTs, as mulheres, as pessoas com deficiência, as soropositivas, as populações ciganas e outras minorias religiosas. 

Tem como objetivo realizar ações de promoção e de difusão da cultura e da arte afro-brasileira na Universidade e na cidade, em uma perspectiva antropológica de valorização da diferença, da diversidade étnico-racial e dos movimentos populares. Tem como missão incentivar e executar ações em parcerias com órgãos do Estado e movimentos sociais, para colaborar e fomentar politicas públicas que reduzam as desigualdades sociais.

Crédito das fotos: Acervo Afrotons

bottom of page