top of page

Diálogos sobre religião e resistência na pandemia.

  • Foto do escritor: Equipe do Observatório
    Equipe do Observatório
  • 21 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Pensando na crise sanitária e política que atravessa nosso país, o I Diálogos em Religião, Políticas Públicas e Direitos Humanos teve Mãe Márcia Marçal e Padre Júlio Lancelotti como convidados em uma discussão sobre as vulnerabilidades e negligência social que minorias enfrentam em tempos de pandemia.


Fruto de uma parceria entre grupos de pesquisa da UFRJ, da UNIRio e da UFC, o evento aconteceu no dia 26 de maio no canal do YouTube NEPP-DH, o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que cedeu espaço para a realização. Com mediação do professor Marcelo Natividade e do Professor Sérgio Baptista Silva, o encontro também contou com a potente performance artística da educadora e atriz Claudia Bernardo.


Com profunda disposição para a troca de experiências e conhecimentos, Mãe Márcia compartilhou sua trajetória como Ialorixá negra e ativista social. Destacou as dificuldades, o preconceito mas também as vitórias de uma vida de luta e superação. Falou emocionada sobre o acolhimento e assistência social para mais de 200 famílias durante a pandemia.


Padre Júlio, que é objeto de uma campanha para a sua indicação ao Nobel da Paz por seu ativismo junto aos mais vulneráveis, trouxe à tona o descaso governamental com essas populações, abandonadas ainda mais durante a Pandemia de Covid-19.


Ele concluiu sua fala conclamando: "Agora nos cabe viver na trincheira e fazer dela a nossa casa de resistência e de luta. E nós vamos desarmar a todos. A nossa luta é a nossa fé e esperança. Nós não vamos matar ninguém. Nós vamos socorrer para que ninguém mais morra.". A conversa está disponível para acesso no canal do YouTube do NEPP-DH.


Para quem quiser conhecer mais sobre Mãe Márcia, não deixe de conferir sua biografia, intitulada “Eu faria tudo de novo”.


No dia 28 de Junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, acontece a segunda edição do I Diálogos, com a temática Religião e LGBTIfobia: onde estamos nessa luta?


Comments


©2021 por Observatório LGBT. Desenvolvido em parceria com Ella Monstra.

bottom of page